Skip to content

Behring abre suas portas

setembro 4, 2012

Como é sabido nos círculos alternativos dos interessados por arte e manifestações culturais, o prédio da antiga fábrica de chocolate  Behring abriga há um tempo ateliês e estúdios de mais de 50 artistas (além da editora A Bolha). Localizada na região do Santo Cristo, na zona portuária do Rio de Janeiro, o prédio, que foi inaugurado em 1934, tem a estrutura toda feita de aço, importada da Alemanha. A Behring foi alvo de uma polêmica no meio do ano, quando os artistas receberam uma intimação judicial de desocupação após a venda do espaço em um leilão público para a empresa Syn-Brasil Empreendimentos.

Os locatários dos ateliês, pegos de surpresa, já que não foram comunicados pelos donos da fábrica da venda – alguns dos artistas haviam investido valores altíssimos em reformas dos espaços alugados -, iniciaram uma campanha na internet para tentar salvar a fábrica. A prefeitura acabou concedendo decretos de tombamento e desapropriação, garantindo a permanência no espaço (ano de eleição, sabe como é…), e prometendo indenizar a empresa que o havia comprado. O jornal O Globo fez um resumo interessante da história na matéria Futuro da Behring ainda é indefinido.

Durante o mês de setembro, o espaço estará de portas abertas para receber o público. É uma boa oportunidade de conhecer o trabalho de novos artistas e também o prédio da Behring, com sua arquitetura fantástica. Se você também ouve falar muito do lugar, mas nunca teve a oportunidade de efetivamente conhecê-lo, aproveite. O evento ocorrerá paralelamente à segunda edição da feira de arte contemporânea Art Rio.

Site oficial: http://www.fabricabhering.com/

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/449063161810959/

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: